12 Comentários

Alguém traz a infância de volta, por favor. Não aguento mais ser adulto 🤣

Expand full comment

Hahahah chega, cansei! Vamos brincar de outra coisa.

Expand full comment

a gente precisa recuperar o brincar livre na vida adulta...

Expand full comment

Eu não sei como vim parar aqui, mas tudo que li até agora é tão suave, obrigada! ❤️ E sobre essa news quero voltar a ter olhar de criançaaaa, um jogo de imagem e ação, um jogo de vôlei, tudo é motivo para nos cobrar grande performance. Cansativo. Chega!

Expand full comment

Ihhh que beleza ler isso aqui. É uma característica que eu adoro que as pessoas percebam: a leveza :) E é verdade, até no jogo do fim de semana a gente quer ser o melhor do mundo… 😪 E seja bem-vinda, Paula! 🧡

Expand full comment

Adorei a reflexão da edição de hoje! Me identifiquei muito e sinto que a gente realmente perde essa essência infantil do "fazer sem julgamento". O pior é quando pensamos que todos os ambientes exigem isso: se você trabalha com marketing, ter uma ideia biruta que pode dar muito certo já vem repleta de "poréns" pro conta de custos e resultados; se você quer fazer um projeto paralelo, o medo do julgamento já poda a gente antes mesmo de iniciarmos. Fazer esse resgate é muito importante! Tem um livro chamado "Gramática da Fantasia", do Gianni Rodari, que vai justamente nesse caminho oposto. Por mais que ele seja voltado para estimular a criatividade das crianças, pode ser uma obra de referência super atual e relevante para nós, adultos, que questionamos o que é criatividade e como podemos resgatar essa inocência e essência de criar sem julgamento.

Expand full comment

Pô, obrigado Lucas!

É aquele esquema né, a gente perde essa potência criativa porque julga a ideia ainda na fase imaginativa, nem dá chance dela florescer.

Cara, não conhecia esse livro do Gianni. Dei uma pesquisada rápida aqui e já gostei demais. Tem tanto livro infantil que serve muito bem aos adultos (inclusive isso pode ser tema de news). Eu adoro um que chama Arte Brasileira para crianças. São 100 artistas brasileiros e o autor propõe uma atividade relacionada ao estilo de cada um deles. É lindo!

Valeu man! Obrigado pela troca 🧡

Expand full comment

Excelente texto e reflexão. às vezes é meio difícil também admitir que somos medianos. É como se déssemos espaço de graça para alguém ser melhor. Essa competição sem fim (...). Mas pq tem competições que a gente aceita?

Expand full comment

Obrigado, Fernanda! :) E achei ótimo o teu questionamento: por que a gente liga pra algumas competições e outras não? Onde a competição mexe com nosso ego, num é?

Expand full comment

amei a arte com cacarecos (e tinha esquecido dessa palavra maravilhosa!)!

Expand full comment

Curioso que até mesmo na minha infância (lá pelos 9-10 anos) já me lembro de algumas atitudes de auto cobrança muito intensas... Sua news me fez refletir a beça sobre como isso me transformou na adulta de hoje. Excelente texto ❤️ Obrigada

Expand full comment
Comentário deletado
Sep 11
Comment deleted
Expand full comment

Obaa! Valeu man. Tem coisa que fico agoniado pra compartilhar logo hehehe

Expand full comment