News #119 - Uma ode à despreocupação
Pra quem também acha que nem tudo precisa ser um sucesso.
Buenas!
Esse padrão de buscar a perfeição em cada aspecto da vida é uma realidade que me incomoda bastante faz um tempo.
É uma pressão danada para ser o melhor, alcançar resultados rápidos e viver em função de metas e conquistas. Aprenda inglês o quanto antes, passe em primeiro lugar no vestibular, seja o melhor no seu emprego, tenha o melhor salário, seja referência na sua área…
Mas, a verdade é que, na maior parte do tempo, seremos medianos no que fazemos. Até mesmo você, alecrim dourado. Mas ó, tá tudo certo. A mediocridade faz parte da vida, da nossa sobrevivência. Não precisamos ser excepcionais em tudo o tempo todo.
Quando penso nisso tudo, nessa pressão, me lembro instantaneamente da infância e consequentemente da despreocupação dessa época.
A gente explorava o bairro, andava de bike o dia inteiro, jogava qualquer coisa que alguém sugerisse. Era um negócio meio sem regras e sem pressão. Era só um espaço para brincar, sem propósito algum além do próprio momento em si.
A criança quando brinca, ela faz isso por completo. Isso me lembrou o doc Brincar Livre: de dentro pra fora. O filme mostra que mesmo durante a pandemia, para os pequenos, o brincar não parou.
Eu li que a liberdade pra brincar ensina sobre a despreocupação – a se divertir com o mundo sem razão, sem objetivo ou agenda. Bonito né? Mas você é capaz de fazer isso hoje? 😒
Vejo as crianças crescendo num mundo cheio de testes, rankings, notas e a eterna expectativa de ser o "melhor" em tudo. E assim, no futuro, muitos de nós acabamos perseguindo metas que nem são nossas ou criando uma rivalidade sem sentido algum.
✨ E a verdade é que não seremos extraordinários em tudo que fizermos – e isso deveria ser motivo de alívio, não de frustração.
Pelo menos, é o que eu acho. 😁
EXERCÍCIO CRIATIVO 🧠
Vamos liberar essa pressão, nos permitir viver mais momentos sem objetivo e lembrar que é nesse espaço que encontramos nossa criatividade mais genuína e principalmente essa criança que brinca despreocupada.
Pegue um conjunto de LEGO ou outro material de construção e construa algo sem um plano específico. Pode ser uma estrutura livre, um animal imaginário ou um cenário. Qualquer coisa mesmo.
Se você não tiver nada de montar por perto, pode recortar pedaços de papel ou pegar vários elementos e brincar de juntar as peças.
Eu já coletei coisas da rua, já juntei cacarecos de casa pra criar aleatoriamente e também já criei personagens com objetos.
Ó PRA LI! 👁
Olha que maravilha essa trilha pra fazer descalço.
João Silva, o fotógrafo cego das Paralimpíadas e como ele fotografa. 😍
Achei genial a ideia da Fruitella de criar um livro que só pode ser lido “lá fora”.
Já mostrei pra vocês esse site que organiza amostras de diferentes estéticas?
Alguém traz a infância de volta, por favor. Não aguento mais ser adulto 🤣
a gente precisa recuperar o brincar livre na vida adulta...