Já ouvir falar na história de Ulisses? O herói grego que aparece em Odisséia, famoso livro escrito por Homero. Ao voltar para casa, após a Guerra de Tróia, Ulisses percebeu que passaria com seu navio por um território onde viviam as temidas e fabulosas sereias, que encantavam os homens com seu canto e que de tão fascinados acabavam morrendo afogados ou batendo o barco nas pedras, tentando alcançá-las.
Ulisses desejava ouvir a canção das sereias, mas sabia que seria imediatamente enfeitiçado assim que o som entrasse em seus ouvidos. Para tal, teve a ideia de pedir aos seus marinheiros que o amarrassem ao mastro do navio e eles mesmos colocassem cera de abelha nos ouvidos para não cederem aos encantos. Assim poderiam passar pela ilha sem colocar suas vidas em risco.
Ulisses sabia que seu “eu” do futuro não estaria em condições de tomar boas decisões. Assim, o Ulisses do presente teve que antecipar sua reação futura e agir de acordo com a perspectiva imaginável dos acontecimentos.
Muitos de nós fazemos esse tipo de acordo entre o eu de agora com o eu do futuro. Isso é também chamado de Pacto de Ulisses. É o artifício que nos aproxima mais do tipo de pessoa que gostaríamos de ser. Bonito isso hein!
“A chave do pacto de Ulisses é reconhecer que somos pessoas diferentes em contextos diferentes. Para tomar decisões melhores, é importante não só conhecer a si mesmo, mas todas as suas identidades.” David Eagleman.
E quais são as nossas sereias e nossas cordas na vida real?
Aqui duas coisas que eu mesmo faço:
1 - Às vezes quando vou ao supermercado comprar alguma coisa específica, separo o valor aproximado do produto antes de ir às compras, porque sei que se levar o cartão, a cestinha vai ficar cheia de coisas que não preciso.
2 - Esse é clássico: Pago a mensalidade da academia anualmente porque sei que se desistir tenho que pagar multa e se apenas parar de frequentar, estarei jogando dinheiro fora.
Geralmente acordos pessoais relacionados ao dinheiro são muito utilizados.
E vocês por aí, fazem algum Pacto de Ulisses?
Ó PRA LI! 👁
Lápis feitos de jornal.
E o Meta que agora atacou de vídeos criados por AI (Inteligência Artificial). Vou dizer: é bem bizarro. 🤣
Lembra do WordArt que uma galera usava pra fazer a capa do trabalho de escola? Pois crie seus próprios aqui.
Neurologistas desmentem 11 mitos sobre o cérebro. (em inglês)